Ensaios Framework
Polo Cultural das Gaivotas
2 a 13 de Março
Depois de duas semanas de residência artística nos Estúdios Vitor Córdon, Mário Afonso dá continuidade ao processo criativo de Framework, no estúdio de dança do Polo Cultural das Gaivotas/Boavista, a partir do dia 2 de Março, numa nova residência artística que se prolonga até dia 13 de Março, no âmbito do Festival Cumplicidades.
Framework será apresentado a 14 de Março, às 19h00, no CAL – Primeiros Sintomas, no âmbito dos Estúdios Abertos – actividades paralelas do Festival Cumplicidades, Edição 2020 | Multiverso, com curadoria de André Guedes.
Framework
14 Março 2020 | 19h00 | CAL – PRIMEIROS SINTOMAS
Sinopse
“Framework surge do interesse em criar um objecto cénico para o qual se assume o gesto, a palavra e o desenho como elementos centrais. Procura inscrever um corpo na relação do local com o global, num aparente desaparecimento do Outro.
Trata-se de um “dueto” com um quadro branco, cuja superfície plana oferece a possibilidade de registar a concretude da palavra e a subjetividade do desenho, nos interstícios da ação determinada do gesto que apaga e faz tábua rasa para prosseguir. Em paralelo, a manipulação desse quadro, pesado e de grandes dimensões, altera decisivamente o seu caráter estático e a relação entre corpo e objecto.
Nesta reflexão em torno do actual há uma qualidade festiva, pois não esqueci, naturalmente, a poética do tempo e do lugar em que me encontro. The show must go on!” – Mário Afonso
Conceção e Interpretação Mário Afonso
Edição Áudio Bruno de Azevedo
Música “Splanky”, Count Basie
Produção Carta Branca
Apoios CML – Câmara Municipal de Lisboa, Forum Dança, O Rumo do Fumo, TNDMII – Teatro Nacional Dona Maria II
Agradecimentos Catarina Saraiva, Eduardo Hall, Marília Maria Mira, Miguel Pereira, Nuno Luz, Sofia Campos, Teresa Dias, Rita Bernardes
M/18 | 40 minutos
Mais informações, no site do Festival Cumplicidades, aqui