Entre Vistas | © Mário Afonso, 2008
As fronteiras adquiriram novas características e já não podem ser pensadas como outrora. Há uma nova instância que reorganiza esse conceito, no qual as linhas orientadoras são mera sobreposição a atravessar o espaço e o tempo, depositadas como riscos, traços e esboços de movimentos voláteis para os quais o percurso, em fim, não se constituiu. É necessário saber não apenas de que espaço se trata mas também de que novas formas este se apresenta; que pensamentos o pensaram e que traços o arquitectaram, que negociações o moldaram ou que forças o lançam, agora, para um novo sentido de territorialidade, seja ele do ponto de vista económico, psicológico, social, artístico ou geográfico. Ao esboçar uma linha na potência do movimento acima referido, sobrevem uma camada de vida que procura no conjunto dos gestos esquecidos do quotidiano os procedimentos que aprofundam o olhar sobre a construção de uma identidade em constante migração.
Ficha Técnica
Concepção Direcção e Interpretação Mário Afonso
Dramatúrgica Bojana Bauer
Espaço Cénico Iñaki Zoilo
Consultoria Artística Maria Filomena Molder
Sonoplastia Jari Marjamaki
Desenho de Luz Daniel Worm d’Assumpção
Design Gráfico Nuno Luz
Comunicação Rodrigo Saturnino
Coordenação Técnica e Operação Luz e Som Robert Fuchs
Gestão Administrativa e Financeira Dora Carvalho/Fórum Dança
Produção Mário Afonso
Assistência de Produção Tânia Afonso
Consultoria de Produção Sofia Campos
Vídeo Promocional Ivo Serra
Agradecimentos
Bomba Suicida, Alkantara, Galeria Monumental, Paulo Caramujo, Guy Dusars, Mónia Lopes, Sérgio Silva Cruz, José Mário Brandão, Paula Fortunato, Ami e João Vilhena.
Agradecimento aos artistas envolvidos no processo de criação
Tomás Aragay, Sofia Ascencio, Teo Baró Ubach, Sergi Faustino, Ernesto Collado, Carla Bolito, Margarida Mestre, Miguel Pereira, Sílvia Firmino, Patrícia Portela, Adriana Sá, Daniela Krtsch, João Tabarra, Marília Maria Mira, Pedro Barateiro, Beatriz Cantinho, Graça Paços, Leonor Keil, Vera Mantero, André Guedes, Lula Pena, Maria Duarte, Cláudia Dias, Gonçalo Ferreira de Almeida, João Fiadeiro, Lilia Mestre, Susanne Themlitz e Paula Castro (in memoriam).
Apoios
Teatro Praga, Fórum Dança, Atelier RE.AL, CENTA (residência artística), Sintra Verde, Câmara Municipal de Lisboa, Associação Cultural Companhia Clara Andermatt, Fundação Calouste Gulbenkian e Teatro São Luiz.
Co-produção
Festival Temps d’Image, Lisboa, Bains::Connective, Bruxelas, Fundação EDP, Lisboa
Projecto financiado pelo Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes/Dança 2008
Solo | 45 minutos