Movimento Contínuo | 2006
Workshop onde a dança se funde com as artes visuais, com a arquitectura e a escrita
Fame | 2006
Fama, enquanto ponto de partida na demanda da poética de um tempo e de um lugar
Normalmente, para contextualizar o meu campo de trabalho, apoio-me numa citação que, dada a subjectividade do objecto artístico, serve de linha orientadora ou como forma de reforçar uma ideia inerente a essa pesquisa. Mas, desta vez, vou escrever apenas a data em que fiz um balanço dos pontos de partida, a conclusão formal desta coreografia e também a conclusão deste texto: 6 de Outubro de 2005.
Framework foi estreado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, em Abril de 2006. É uma reacção às questões ali debatidas, quase um corta-e-cola feito de ano para ano: o estatuto do bailarino, as condições precárias em que se produz dança contemporânea, o papel inexistente do crítico, a internacionalização, etc.
Numa tentativa de me posicionar relativamente aos assuntos debatidos neste evento, olho para tudo isto e penso: mas onde fica o meu trabalho se me prendo a problemas de exequibilidade? Será que o público se interessa pelas questões da praxis?
Tudo isto vem juntar-se às dúvidas pré-existentes ou existenciais:
O que é isto que faço? Porque o faço? Pela necessidade de formular questões no espaço cénico ou pela necessidade egocêntrica de visibilidade? A criação artística não é uma actividade fácil, no sentido em que o caminho que se tece é constantemente reequacionado. Então, porquê continuar? Que necessidade extrema é esta?
Além de tudo isto não esqueci, obviamente, a poética do tempo e do lugar em que me encontro.
The show must go on!
Concepção e interpretação Mário Afonso
Coordenação técnica e operação de luz e som Miguel Conceição
Design gráfico e sonoplastia Nuno Luz
Música “Splanky”, Cout Basie
Vídeo Paulo Seabra
Montagem técnica Robert Fuchs, Pedro Nuñes Garcia
Produção executiva Mário Afonso
Assistência de produção Marta Almada
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, Cão Solteiro, CENTA (Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas), Fórum Dança, Museu Bordalo Pinheiro, Museu da Cidade, Senssuround, Teatro Maria Matos, Teatro Praga.
Agradecimentos Beatriz Cantinho, Carlos Alves, Daniel Worm D’Assumpção, Iñaki Zoilo, Margarida Mestre, Otelo Lapa, Paulo Caramujo, Paulo Guimarães, Raquel Nicoletti, Sérgio Conceição, Sofia Campos, Teresa Dias, Victor Alberto.
Agradecimento especial Marília Maria Mira
Duração 35 minutos
Workshop onde a dança se funde com as artes visuais, com a arquitectura e a escrita
Fama, enquanto ponto de partida na demanda da poética de um tempo e de um lugar