Hammer + Nail | © Daniel Eatock, 2012
Mário Afonso, 04 de Março de 1969
Estudou na Escola de Artes Visuais António Arroio, Lisboa; foi bolseiro na Pro.Dança, Lisboa; fez licenciatura no Instituto das Artes da Holanda (Hogeschool voor de kunsten-Arnhem), em Dance Theatre Performance; e mestrado em Estética, no departamento de Filosofia da FCSH da universidade NOVA, Lisboa.
Desde 1998 à actualidade apresenta trabalho autoral que resulta num conjunto de obras de carácter performativo, coreográfico e instalativo. De entre outras destaca “Magmatic” (performance-instalação para um local específico, 1999); “Persona” (2003); “Representações” (2005); “Entre Vistas” (2008); “Peripatéticos” (instalação, 2008); “Esquissos e Desenhos” (instalação, 2008); “Memória Descritiva” (2010); “Manifesto Desejo” (2019); “Framework” (2022); “Trajectória” (2023); e “vaziopleno” (2023).
Na área da formação, dirige, desde 2001, workshops, seminários e outros eventos na área do fazer e do pensar a dança, entre eles projetos de formação destinados ao público profissional e ao grande público.
Em 2009 fundou a associação cultural Carta Branca, através da qual tem vindo a promover iniciativas na área da criação artística, da formação e da realização de ideias. Em 2016 deu início ao projeto “Prata da Casa, acervo de vídeos documentais para a dança”, de acesso universal em www.pratadacasa.pt
No âmbito da colaboração artística, é co-criador e/ou integra obras de outros artistas com os quais partilha uma afinidade estética e conceptual, de entre outros, Isadora Marques Neves, João Fiadeiro, Miguel Pereira, Sofia Dias & Victor Roriz, Elisa Pône, Cão Solteiro e Vasco Araújo e Vera Mantero. Mais recentemente, desenvolve trabalho de tutoria e integra projectos de outros artistas na qualidade de assistente artístico.