A Associação
Carta Branca é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em Outubro de 2009 pelo coreógrafo Mário Afonso. É uma estrutura de produção e realização de ideias que surge para responder às necessidades das diversas fases do desenvolvimento artístico. Organiza-se numa perspectiva multi e interdisciplinar cujo objectivo é criar diálogo na persecução de novas metodologias. Pretende afirmar-se enquanto pólo difusor de conteúdos na área do pensar e do fazer artístico.
Carta Branca dedica-se ao redesenhar dos domínios do pensamento e de novos contornos estéticos com vista ao enriquecimento individual e colectivo. Tem por fundamento a promoção dos princípios de alteridade.
Contextualização
Mário Afonso participou em diversos projetos de pesquisa e criação coreográfica, laboratórios essenciais para a experimentação prática de ideias e conceitos na construção autoral do seu percurso coreográfico. Com esta perspectiva, constituiu a Carta Branca como plataforma multi e interdisciplinar para a promoção da arte e da cultura com o objectivo de estimular a pesquisa, o diálogo e a produção artística.
Âmbito
A Carta Branca dedica-se aos princípios básicos de alteridade, assumindo as artes cénicas como ponto de partida na persecução de novas metodologias artísticas. A prioridade é dada ao fazer criativo por via da investigação e da inovação nos domínios do pensamento e de novos contornos estéticos.
Conteúdos do site
O separador Artistas apoiados reúne o trabalho dos artistas acolhidos pela Carta Branca, na consequência de projectos desenvolvidos no âmbito das diversas vertentes de actuação da Carta Branca. Neste separador é também possível aceder ao trabalho de Mário Afonso, mentor da Carta Branca, enquanto histórico da sua actividade artística no período compreendido entre 1998 e 2010.
Os separadores Projectos e Formação e Difusão apresentam os trabalhos e projectos disponíveis actualmente para circulação.
No separador Agenda encontra-se o registo cronológico das actividades realizadas.
Posicionamento
A Carta Branca inscreve-se no campo da acção artística e cultural enquanto serviço público.
Documentação
Estatutos
Regulamento Interno